Este espaço foi pensado para divulgar e discutir a Cidade de Ipu/CE de uma forma bem espontânea, através de crônicas, causos, versos, além de opiniões e comentários diversos, tanto do autor, quanto dos nossos visitantes. O blog IPU EM CRÔNICAS E VERSOS, embora com muita humildade, busca também promover as peculiaridades do Nordeste através do cordel, uma das expressões mais originais de nossa cultura. Sejam todos bem-vindos! (Ricardo Aragão)


26 de março de 2011

POETISA MARIANA


.


MARIANA MELO ARAGÃO
Apaixonada por literatura!






Mariana tem 9 aninhos de idade, nascida em Fortaleza mas ipuense na essência e no coração. Mariana é minha sobrinha e afilhada, filha do meu irmão André Martins Aragão e de minha cunhada Rosângela Melo.

Mariana é uma criança inteligente, educada, boa filha, muito aplicada na escola e que adora literatura. Desde muito pequenina, quando ainda nem sabia ler, Mariana já passava horas olhando as figurinhas dos gibis do Maurício de Sousa (A Turma da Mônica, que ela chamava de “Mônquina”). Como não sabia ler, Mariana criava as historinhas a partir das ilustrações.

Ultimamente, para alegria do “Padim”, Mariana tem se dedicado aos versos, inclusive tem lido muitos cordéis, tanto os indicados pela escola quanto os de autoria deste orgulhoso tio e padrinho.

Uma coisa muito interessante e que nos enche de felicidade é o fato da Mariana ser apaixonada pelo Ipu, terra de seu pai e deste lado da família.

O gosto pelo Ipu é tanto que ela não vê a hora de chegar as férias e os feriados mais longos para vir ao Ipu com sua família. Minha cunhada Rosângela, sua mãe, disse-me certo dia que na noite que antecede as viagens ao Ipu, a Mariana (e o pai dela) nem dormem de tanta ansiedade e são os primeiros a se levantarem da cama para guardar as malas no carro. As malas, essas são arrumadas logo na véspera para não perderem tempo de manhã.

Esse amor da Mariana pela “Terra de Iracema” é uma das principais fontes de inspiração da pequena escritora. No computador e nos cadernos da casa dela, o que se vê são ilustrações da Bica do Ipu, bem como frases e versos sobre nossa cidade. Dentre esses escritos, Mariana fez os versinhos que ora divulgamos neste blog (abaixo).

Portanto, é com muito orgulho e emoção que publico um dos primeiros vesinhos desta futura escritora e poetisa. Com vocês, “IPU”, de autoria da poetisa Mariana Melo Aragão.



 
Ricardo Aragão
Tio, Padrinho e Fã







IPU







O Ipu é um lugar
Tão bonito por natureza
Para mim não há outro
Com tanta beleza

Tem a sua bica
Que de longe dá pra se vê
Gosto muito de lá
Pois lugar mais bonito não há

O Ipu é uma joia
Muito preciosa
É rico por natureza
Amo aquele lugar

Amo de coração
Ele e seu povo
Tenho certeza que o Ipu
Se destaca em um milhão


Mariana Melo Aragão
Fortaleza/CE, 24/03/11






.


18 comentários:

jpMourão disse...

Caro Ricardo.
Saudações de sucesso!

Amanhã ou depois estarei postando os versos da poetisa Mariana no meu blog. Gostei!

Publicarei, também. na próxima Foilha Acadêmica, que, por sinal, será dedicada ao Dia da Poesia (14/03).

Que tal a Mariana participar, como escritora convidada, da Revista Acadêmica nº 2 (Poesias e Prosas para o Ipu - 171 anos)?

Seria, acho, um excelente presente do tio e padrinho Ricardo.

Sinceramente,
jpMourão

Fatinha Augusto disse...

Ricardo, meu amigo, parabéns! sua afilhada e sobrinha não nega a verve poética que corre no sangue.
Fiquei encantada imagino vocês.

Fatinha augusto disse...

Mariana, seus versos são lindos! parabéns!Merecem todos os elogios feitos pelo Ricardo.
Um abraço com o carinho da Fatinha Augusto.

Pedro disse...

Pedro Fortuna disse:
Muitos lindos, os versos e a poetisa.Com licença do Ricardo aproveito a oportunidade para lançar, uma poetisa da nova geração Ipuense.
POVO DE CULTURA
Vejam só que ousadia
Vou tomar este espaço
E tentar falar com franquia
Sobre um povo inteligente
Sábio e de grande simpatia

Pense num povo de Cultura
No Ipu é o que se ver
Tem a AFAI, tem a AILCA,
Tem até blog pra ler
Ficar por dentro da história,
Aumentar o Saber
Desse povo tão guerreiro
Que é bonito de se ver

Tem o blog “Ipu em crônicas”
Feito pelo Ricardo Aragão
Lá ele fala sobre tudo
Mas com muita educação
Resgatando a essência da cidade
Com uma grande perfeição

Tem também o blog do Chico Melo
Professor capacitado
O homem é tão inteligente
Que a gente fica até assustado
Conhece o Ipu como a palma das mãos
O que nos dar um gosto danado

Dentre esses, tem outros
Que não ficam para trás
Se eu for falar de todos
Vou escrever demais
Eu já disse e digo de novo
O povo é muito capaz

Vou encerrando minha prosa
E convido vocês para conhecer
Essa cidade que e tão bela
De Cultura e de Saber
Onde o povo se orgulha
De aqui poder viver

Jessica Ximenes
Março/2011

jpMourão disse...

Caro Ricardo Aragão.
Saudações de sucesso!

A poesia da Mariana já está no meu www.blogdojpmourao.com/ Confira!

Sinceramente,
jpMourão

MARIA CELINA disse...

LINDO!!! Assino embaixo de todos os elogios feitos pelo "Ticado". PARABÉNS Mariana!!! Minha princesa mais uma vez se garantiu em seus versos. Você bem que podia fazer um blog também, para compartilhar com todos, esse dom que Deus lhe deu. A tia Ya está orgulhosa de você, meu amor! Bjão!!! Que Deus te abençõe sempre!

Maria Celina disse...

Fiquei encantada com a homenagem que vc fez para Mariana, postando os versinhos dela em seu blog. Bacana!!!

Abílio Martins disse...

Resultado de quem adquiriu o salutar hábito de ler. Um beijo, minha linda Mariana.
Abilio

André Martins Aragão disse...

Meu Irmão, boa noite!

Ficamos com os olhos marejados lendo sua postagem e os comentários... agradecemos pelo carinho, Mariana está radiante de alegria, e nós também... Estenda nossos agradecimentos ao JP Mourão, a Fatinha e aos demais amigos.

Um grande abraço,

André, Rosângela,
Mariana & Yasmin

João Tomaz (Tontim) disse...

Essa menina vai longe, Ricardo.
Abs,

João Tomaz (Tontim)
...amando a vida...

Ricardo Aragão disse...

Mariana, o padim tá muito feliz pelo sucesso de seus versos. Continue produzindo suas obras e conte comigo pra divulgar. Um grande beijo!
Ricardo

Ronaldo Dantas Martins disse...

Ricardão,

Limpa a baba, que tá escorrendo ... rsrsrs

Ronaldo D. Martins

Francisca Ferreira do Nascimento disse...

Caro amigo Ricardo Aragão BOM DIA!

Parabéns pela sobrinha e afilhada Mariana. A menina é mesmo muito talentosa.Os versos são puros.Investir é preciso nesta menina poetisa.

Francisca

Karine Aragão disse...

Mariana,

Continue sempre essa menina Linda e talentosa.Parabéns pelo seu poema.

Bjs.

De sua "Madinha",
Karine

Ana Silvia Martins Aragão disse...

Mariana querida, parabéns pelos lindos versos!!! Você nos enche de orgulho! E nem preciso falar do grande amor que tenho por VC! Estaremos sempre na arquibancada da vida para aplaudir teu sucesso e muitas vitórias! Mil bjs da tia Aninha.

Dalinha Catunda disse...

Olá Ricardo,
Fiquei encantada com Mariana e esse gosto e vocação para poesia.
Parabéns a Mariana pelos versos e ao Ricardo pela divulgação.

Mariana me inspirou a fazer estes versos que seguem:

MARIANA, POETA MENINA
*
Mariana não é promessa,
É uma constatação.
Seus versos são retirados
Do fundo do coração.
*
Mariana nasceu poeta,
Pois tem inspiração.
Nestes versos de menina
Predomina a emoção.
*
Mariana é uma flor
Menina flor em botão
Perfumando o jardim
Da família Aragão.
*
Meu abraço a todos,
Dalinha Aragão

André Martins Aragão disse...

Amiga Dalinha,

Lindos seus versos para nossa Mariana, ela está que não cabe em sí de tanta felicidade...

Obrigado pelo carinho.

André, Mariana
& Família.

Tatais disse...

SALVEI NAS MINHAS"COISAS DO IPU'. Grato. tatais.