Este espaço foi pensado para divulgar e discutir a Cidade de Ipu/CE de uma forma bem espontânea, através de crônicas, causos, versos, além de opiniões e comentários diversos, tanto do autor, quanto dos nossos visitantes. O blog IPU EM CRÔNICAS E VERSOS, embora com muita humildade, busca também promover as peculiaridades do Nordeste através do cordel, uma das expressões mais originais de nossa cultura. Sejam todos bem-vindos! (Ricardo Aragão)


18 de agosto de 2008

GESTÕES EM VERSOS

.
.
VOU CONTAR UMA HISTÓRIA
AO MEU AMIGO LEITOR
DESTA TERRRA DE IRACEMA
SEJA POBRE OU DOUTOR
POIS TODOS HÃO DE OUVIR
OS VERSOS DO CANTADOR

HISTÓRIA DE UMA TERRA
MEU TÃO QUERIDO TORRÃO
LUGAR BOM E DE FARTURA
NÃO DUVIDE DISSO NÃO
ESTOU FALANDO DO IPU
MAS FALO COM O CORAÇÃO

POVO QUE AQUI ESCUTA
A CONVERSA DO ORADOR
DEVE FICAR BEM ATENTO
PRO QUE DIZ O CANTADOR
CADA TERRA TEM O POLÍTICO
QUE MERECE O ELEITOR

E FALANDO DE POLÍTICO
DOS QUE TEVE MINHA TERRA
RELEMBRO ROCHA AGUIAR
QUE DO SERTÃO E DA SERRA
FOI UM PREFEITO PORRETA
DO IPU DAQUELA ERA

FALO TAMBÉM DO “VEI” MILTON
FILHO DO ANTONIO PEREIRA
UM HOMEM DE QUALIDADE
E DE AÇÃO BEM CERTEIRA
O IPU AMA O DOUTOR
ANTONIO MILTON PEREIRA

CONTINUANDO ESTES VERSOS
AQUI NÃO PODE FALTAR
QUEM NO IPU JÁ DEIXOU
DE SEU NOME RELEMBRAR
JOSÉ CARLOS SOBRINHO
QUE O POVO HÁ DE GUARDAR

MAS NOS VERSOS DO POETA
HÁ DE TER COM CERTEZA
ANTONIA BEZERRA LIMA
UM CORAÇÃO DE ALTEZA
FALO DA NOSSA TOINHA
A GRANDE MÃE DA POBREZA

NESTA TERRA AINDA TEM
MAIS GENTE A SER LEMBRADA
TEVE O SIMÃO MARTINS
EM UMA GESTÃO PASSADA
FILHO DO SEU ABDIAS
UM PREFEITO DA PESADA

POR AQUI PASSOU LIGEIRO
UM RAPAZ INTERESSADO
EM MUDAR O NOSSO IPU
DEIXANDO-O EMBELEZADO
LEMBRO DO JOVEM MARCELO
O FILHO DO ZEZÉ CARLOS

EU NÃO POSSO AQUI DEIXAR
DE PUXAR PELA LEMBRANÇA
E FALAR DE ANTONIO XIMENES
IMPORTANTE LIDERANÇA
UM PREFEITO DE MÃO CHEIA
E DE GRANDE MILITÂNCIA

O IPU TAMBÉM NÃO ESQUECE
ANTONIETA AGUIAR
UM NOME PRA SER LEMBRADO
ATÉ O TEMPO PARAR
MULHER DE OUTRO PREFEITO
FRANCISCO ROCHA AGUIAR

POR AQUI TAMBÉM VIVEU
QUEM LHE TROUXE ADVENTO
COMO ANTONIO MARTINZÃO
UM ESCRITOR DE TALENTO
QUE MESMO SEM SER PREFEITO
PARA O IPU TROUXE AUMENTO

CONSTRUINDO UMA PRACINHA
E UMA QUADRA DE ESPORTES
É QUE ANTONIO MARTINS
SE TORNOU UM NOME FORTE
PRA DISPUTAR ELEIÇÃO
E SER PREFEITO DE PORTE

AGARRADO NESSA IDÉIA
O “BODÃO” VIU A MANEIRA
DE MELHORAR ESTA TERRA
D’UMA FORMA DERRADEIRA
MAS OS VOTOS DA ELEIÇÃO
ELEGERAM ANTONIO PEREIRA

NESTA TERRA SEMPRE TEVE
POLÍTICOS DE IMPORTÂNCIA
PORÉM O POBRE POETA
NÃO OS TRAZ NA LEMBRANÇA
POR ISSO ME DESCULPEM
ESTA TAL INGNORÃNCIA

ESTES VERSOS TÃO SIMPLÓRIOS
DESTE POETA AMADOR
POETA POBRE DE RIMA
MAS UM CABRA SONHADOR
ESTÃO SENDO ENCERRADOS
COM CARINHO E COM AMOR

FINALIZANDO A HISTÓRIA
DESTE HUMILDE CANTADOR
MINHAS DESCULPAS EU PEÇO
PARA O MEU NOBRE LEITOR
POIS ESCREVO É PRO IPU
COM AGRADO E COM FERVOR

DIGO ADEUS, VOU EMBORA
MAS NÃO DESTE MEU TORRÃO
POIS DO IPU EU SÓ SAIO
SE FOR DENTRO DE UM CAIXÃO
E QUEM FAZ ESTA PROMESSA
É O RICARDO ARAGÃO

APRECIADOR DE CORDEL
CUJO ÍDOLO É PATATIVA
AQUELE SIM FOI UMA AVE
DE CANTORIA BEM LIDA
QUE SÓ FEZ AQUI O BEM
EM CADA DIA DE SUA VIDA

POR ISSO MEU PATATIVA
QUE PARA MIM FOI DOUTOR
ME PERDOE A PETULÂNCIA
DE ESCREVER COM LOUVOR
ESTAS RIMAS TÃO SEM GRAÇA
MAS CHEIAS DE MUITO AMOR


RICARDO MARTINS ARAGÃO
(Junho/08)
.
.

5 comentários:

Abílio Lourenço Martins disse...

Parabéns, Ricardim
Pelos versos narrados,
Simplórios, dizes tu
Com a humildade natural.
Registra a passagem
De gestores pela cidade,
Fala da sua Terra
Com pureza singular.
Atreve-se, inclusive
A lembrar o não lembrado,
Antonio Carvalho,
Seu avô, nosso pai.

Abilio

JP Mourão disse...

Prezado amigo RICARDO.
Concerta-se em realizações!

Muito obrigado pela história em versos. Valeu !

Sinceramente,
jpMourão - Ipu/Fortaleza, CE

Dalinha Catunda disse...

Meu caro amigo Ricardo,
gostei dessa cantoria.
Se eu fosse filha do Ipu,
muito mais eu gostaria.
Quem fala do seu rincão,
Certamente ama seu chão,
e por ele tem idolatria.

Parabéns pelo cordel informativo.
Dalinha Catunda

Maria Ioneide Farias Batista disse...

Parabéns Ricardo,seu blog está exelente! O cordel então, magnífico!
É isso,quando amamos de verdade nossa terra transcende a imaginção em versos.
sucesso, paz e alegria.

Ioneide

Ana Silvia Martins Aragão disse...

Meu querido irmão, não nega o sangue do nosso tão saldoso e amado avô Bodão, o nosso Tôin. Parabéns! E Sucesso! Sou sua fã!

Ana Silvia